quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sobre a sabedoria segundo Deus


"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2: 1 - 5)
"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1: 7)

Tenho lido e pensado muito sobre a sabedoria... 
Li todo o livro de Provérbios, escrito grande parte por Salomão, e outros autores anônimos. 

Em 1 Reis 3: 5 - 15, Salomão tem um sonho onde Deus diz a ele pedir o que o seu coração desejasse e ele pede um coração entendido, um coração cheio de discernimento, sabedoria para que pudesse governar ao povo de Israel. Deus então se agrada do pedido de Salomão,  e então lhe dá "um coração sábio e capaz de discernir". 
No livro de Provérbios, vemos a notável sabedoria de Salomão sobre várias áreas da vida. Desde de princípios de um reinado de glória ao simples trabalho de um formiga. Todos os princípios básicos para uma vida guiada pela sabedoria do Senhor e pelos Seus mandamentos. 

Logo depois, porém, li o livro de Eclesiastes, onde o Mestre, o Sábio, começa dizendo assim: "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade."... "Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito".

O que aconteceu?! O que houve com o sábio homem de coração puro e mente brilhante que o Senhor tanto se agradou a ponto de declarar que em toda a terra não haveria alguém semelhante em sabedoria e em conhecimento?!

Em meus anseios e busca pelo sagrado, pelo que é santo e puro, penso em Salomão. O que houve com ele?! Porque esse desvio de pensamento, ou esta inconformidade com o mundo e com todas as outras coisas que o próprio Deus, seu Senhor havia criado?!

Penso em Jesus. Jesus foi um homem simples, com uma sabedoria e coração divinos. Suas palavras não eram como o de qualquer simples filho de carpinteiro de origem humilde. Suas palavras tinham sentido. Fazia a vida ter outro sentido. Dava esperança, fé, paz e tranquilidade ao coração do próximo.

Penso então onde fica a sabedoria. No coração. 
"Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma." (Provérbios 2:10).
Havia um abismo de diferença sobre onde estava colocado o coração de Jesus e onde estava colocado o coração de Salomão.

Jesus, em sua vida aqui, como homem, manteve seu coração no céu. Manteve seu coração no Pai, no Reino de Deus. 
Salomão, com o passar dos dias, em seu reinado, a Bíblia diz: "Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai...". (1 Reis 11: 4)

Ah, como é triste ver um homem com tanta sabedoria ter um fim assim!

Como nós poderíamos ser sábios, "para evitar que nossos pés tropecem", sem se deixar que nosso próprio coração se desvie dos caminhos do Senhor?
Seguindo o que a Palavra de Deus nos diz. 
"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças." (Marcos 12: 30)

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmo 119: 11)

O Senhor deseja que seus filhos andem em sabedoria, mas também com temor no coração. Pois o temor do Senhor evitará que nos deviemos Dele. Temor, na Palavra de Deus, não significa medo, mas reverência, humildade de coração diante Dele.

"Então (Deus) disse ao homem: 'No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento.'" (Jó 28: 28)

Por: Keila Mizuno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário