quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Série "Fruto do Espírito": Amor

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5: 22, 23)
A primeira coisa que devemos notar neste texto é que Paulo diz "fruto" do espírito e não frutos. Existe apenas um fruto e nove características. Fruto do espírito significa "tornar visível um poder invisível que opera em nós".

A Palavra diz que Deus derramou Seu amor em nossos corações (Romanos 5: 5) e também diz que Deus é amor (1 João 4: 8), então esse amor de Deus deve ser evidenciado através das nossas vidas por meio da alegria, da paz, da longanimidade, da benignidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio.

Paulo, alguns versículos antes, fala sobre as obras da carne e no versículo 22 e 23, fala sobre como devemos agir como cristãos. O espírito evidencia o fruto e a carne (o corpo) manifesta as obras
Quando nós nascemos de novo nosso espírito é recriado conforme a natureza de Deus e nós recebemos um novo coração. Portanto este amor de Deus que foi derramado em nosso coração deve demonstrar atitudes de nova criação, ou atitudes que mostram que nós fomos transformados para sermos habitação do Espírito Santo.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13: 34)
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15: 12)
Jesus nos disse que nós devemos amar nosso próximo como Ele mesmo nos amou. Esse amor do tipo de Deus é como o amor descrito em 1 Coríntios 13 v. 4 ao 7: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"

Todo o Novo Testamento foi escrito em grego e em grego existem várias palavras para a palavra "amor". Nós expressamos a mesma palavra "amor" por coisas diferentes e com níveis de sentimentos diferentes também. Por exemplo, dizemos "Eu amo hambúrguer!" e também dizemos "Eu te amo, meu filho". Usamos uma mesma palavra mas nosso sentimento é maior por um do que por outro. Vou apresentar 3 palavras que representam "amor" em grego:
  1. Phileo: amor de amizade. "Denota um tipo de amor global, usado como amor entre a família, entre amigos, um desejo ou a apreciação de uma atividade." (Wikipédia)
  2. Eros: amor de marido e mulher. "Pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que o amor de "Phileo" da amizade."  (Wikipédia)
  3. Ágape: amor incondicional; o amor de Deus. "É amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade, visto logo na criação do mundo ou namorte de Jesus." (Wikipédia)
Esse amor ágape foi derramado em nossos corações para que nós pudéssemos amar a Deus e ao nosso próximo. O próprio amor de Deus.
Deus quer que nós vivamos para glorificá-lo em fé e obras (Tiago 2: 22). Não podemos dizer que amamos a Deus e que temos o amor de Cristo em nós se não demonstramos em nossa própria vida e atitudes esse amor. É incoerente dizer que você tem Jesus mas não tem amor.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. (1 Coríntios 13: 13)
Nós, a igreja de Cristo, devemos evidenciar esse amor por Deus e pelo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário